Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500
ENURESE NOTURNA (xixi na cama)
Fazer xixi na cama não é “culpa” da criança. São alterações orgânicas e hormonais que justificam esse problema.
A enurese noturna, popularmente conhecido como “xixi na cama”, acontece predominantemente, na infância e o descontrole urinário ocorre durante o sono. É uma condição involuntária e a criança só percebe que molhou a cama quando acorda. Condição esta que deve ser sempre tratada para que evitar complicações.
Essa patologia é presente 15% das crianças por volta dos 5 anos; 7% aos 10 anos, 3% aos 12 anos e 1% em adultos (acima de 20 anos). A incidência é maior nos meninos do que nas meninas. Em crianças até 7 anos, a ocorrência é comum e faz parte do desenvolvimento.
A maioria das crianças deixam de fazer xixi na cama conforme vão crescendo. Contudo, em alguns casos elas podem precisar de ajuda para controlar a enurese ou este ser um sintoma de outras condições médicas que demandam atenção.
Ninguém sabe a exata causa da enurese, mas acredita-se que vários fatores possam causa-la ou contribuir com os sintomas. São eles:
-
Eventos estressantes para a criança como começar ou mudar de escola, ganhar um irmão ou irmã ou dormir fora de casa)
-
Inabilidade de reconhecer quando a bexiga está cheia
-
Apneia do sono
-
Infecção do trato urinário
-
Constipação crônica
-
Diabetes tipo 1
-
Problemas estruturais no trato urinário
-
Problemas neurológicos
A enurese noturna continua sendo um grande segredo de família, e muitas crianças permanecem sem orientação e tratamento, sofrendo por falta de compreensão e tendo sua autoestima atingida.
Com abordagens diversas, desde o treinamento usando alarmes de cabeceira, até medicações que vão atuar na produção urinária noturna, só um médico poderá indicar o melhor tratamento para cada criança.
#UrologiaTirol #Urogrupo #UroPediatria #Urologista
#DrRafaelPauletti #UrologiaEmNatal #UrologiaMaisSaúde