Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500
Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata permite que os tratamentos tenham maior chance de curar o paciente da doença.
Nos estágios de doença pré-clínica, localizada ou localmente avançada, ainda existe a possibilidade de remover completamente todas as células do câncer do corpo, levando à cura da doença.
Isso pode ser conseguido através da cirurgia para remoção completa da próstata, a prostatectomia radical, ou mesmo a radioterapia. A doença, em geral, evolui lentamente, mas existem casos agressivos.
Em estágio inicial, câncer de próstata geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, como:
-
micção frequente.
-
dificuldade de iniciar a passagem da urina
-
dificuldade de interromper o ato de urinar
-
fluxo urinário fraco ou interrompido.
-
urinar em gotas ou jatos sucessivos
-
vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
-
sangue na urina ou no sêmen.
-
disfunção erétil.
-
dor durante a passagem da urina
-
dor quando ejacula
-
dor nos testículos
-
dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
-
fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
A maioria desses problemas pode ser provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais frequentemente causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata.
(Fonte: American Cancer Society - 11/03/2016)
Exames preventivos de câncer de próstata devem ser feitos após os 45 anos anualmente, que inclui o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico)