Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500
Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.
O que causa a fimose?
A fimose infantil tem cura e nem sempre é necessária intervenção cirúrgica ou tratamento específico, tendo em vista que a condição pode se resolver naturalmente com o passar do tempo. Por isso, o pediatra deve avaliar caso a caso.
É uma condição frequente em até 50% das crianças com 1 ano de idade, e tem redução natural de sua prevalência para 8% aos 7 anos de idade.
A cirurgia de fimose em crianças esta indicada para aquelas que já tiveram algum tipo de complicação como: balanopostite, infecção urinária, disfunção miccional, dor e lesões traumáticas.
Quando um bebê do sexo masculino nasce é comum que ele apresente dobra de pele que protege o pênis, aderindo à extremidade do órgão, conhecida como glande (cabeça do pênis). Com seis meses de idade, 20% das crianças já apresentam o prepúcio retrátil. Aos três anos, cerca de 50% dos meninos já o retraem facilmente e aos 17 anos, o número chega a 99% dos casos. Essa é a causa mais comum da fimose.
Entretanto, a fimose também pode ser causada por episódios repetidos de infecção na pele ou na glande durante os primeiros anos de vida ou mesmo na adolescência e fase adulta. Esse quadro desencadeia uma piora da pele que envolve a glande, impossibilitando que ela seja exposta.
Quais complicações a fimose pode causar?
Além de ser um dos principais fatores para o câncer de pênis, a fimose pode provocar outras complicações, se não tratada adequadamente, devido ao risco de dificuldade de limpeza na região, como:
-
aumento do risco de infecção urinária;
-
dor nas relações sexuais
-
maior propensão a ter uma DST, HPV ou câncer de pênis;
-
maior risco de desenvolver uma parafimose, que é quando o prepúcio fica preso e não volta a recobrir a glande.
A fimose também atinge mulheres?
Apesar de ser um problema que acomete principalmente os homens, em casos raros as mulheres também podem ter. A fimose feminina, na verdade, deve ser chamada de sinéquia de pequenos lábios, acontece quando há aderência entre os pequenos lábios da vagina, que tapam completamente a abertura vaginal.
É uma condição rara e que quando não se resolve naturalmente, o tratamento mais indicado para solução definitiva é aplicação de pomada com estrôgeno, receitada por médico especializada conforme cada caso.
Como prevenir a fimose?
Não é possível prevenir a fimose, uma vez que a formação da pele que encobre a cabeça do pênis (glande) ocorre ainda na vida fetal e varia conforme cada caso, baseado na genética de cada pessoa.
#UrologiaTirol #Urogrupo #UroPediatria #Urologista
#DrRafaelPauletti #UrologiaEmNatal #UrologiaMaisSaúde