Clínicas: Rua Ceará Mirim, 264 Tirol / Rodrigues Alves, 800 - Tirol, Natal
Tel: (84) 3201-1000 / 3301-3500
Divertículos uretrais são dilatações anormais da uretra. Podem ocorrer em homens ou mulheres e ser congênitos ou adquiridos após o nascimento.
Causas
Você pode nascer com um divertículo uretral ou você pode adquirir a condição. O divertículo uretral congenital (atual do nascimento) origina geralmente dos quistos do duto de Gartner e dos quistos do duto de müllerian.
A causa de divertículos uretral adquiridos não é conhecida sempre mas foi ligada à obstrução das glândulas uretral e das infecções múltiplas da bexiga que são pensadas para enfraquecer as paredes da uretra.
O trauma durante um parto vaginal também foi identificado como um contribuinte para a formação de divertículo uretral.
Sintomas
Os sintomas do trato urinário inferior, como a necessidade de urinar urgentemente sem muito aviso, precisar urinar com bastante frequência, precisar urinar várias vezes no meio da noite, redução da força do fluxo urinário, e não ser capaz de urinar imediatamente. Porém, você pode ter um divertículo uretral e ser assintomático (não experimentar quaisquer sintomas), e sua presença e gravidade geralmente não estão relacionadas ao tamanho se a bolsa/saco. Além disso, os sintomas podem não ser constantes, eles podem desaparecer por longos períodos de tempo apenas para retornar mais tarde.
As maneiras mais confiáveis de divertículo uretral pode ser diagnosticada pelo seu médico são:
-
Exame físico
-
Ultrassonografia
-
Cistoscopia
-
Imagem latente de ressonância magnética (MRI)
-
Cistouretrograma Miccional (VCUG)
-
Uretrografia/Cistografia
Tratamento
O único tratamento disponível para um divertículo uretral é cirúrgico. Em certos casos, mesmo existindo o reservatório, pode ser que o paciente não sinta nenhuma interferência em sua qualidade de vida, então nessas situações é possível viver normalmente sem nenhum tratamento. Contudo, como é algo que causa bastante desconforto, quase sempre é necessário realizar a cirurgia.